Oradores
Ana Cristina Perdigão
Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Diretora, desde setembro de 2020, da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Lisboa— IPL, tendo desempenhado funções de Vice-Presidente do IPL entre 2012 e 2020, onde assumiu a responsabilidade pelas áreas da internacionalização, académica e da qualidade e acreditação.
Entre 2009 e 2012 foi Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa — ISCAL, unidade orgânica do IPL a que está associada desde 1991 e onde foi responsável pelas unidades curriculares de Direito da União Europeia, Direito Europeu da Concorrência e Direito Processual Civil.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Estudos Europeus — Dominante Jurídica, pelo Instituto de Estudos Europeus da mesma Universidade.
Maria Teresa Restivo
Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação de Programas do Ensino Superior
Maria Teresa Restivo é Licenciada em Física do Estado Sólido e Doutorada em Ciências da Engenharia pela Universidade do Porto, Portugal. As suas atividades de ensino e investigação estiveram integradas no Grupo de Automação, Instrumentação e Controlo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi coordenadora deste grupo no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi Vice-Presidente do Capítulo Português da Sociedade de Educação da IEEE e Presidente de ambas as Sociedades, a Sociedade Portuguesa de Ensino de Engenharia e a Sociedade Internacional de Pedagogia de Engenharia (IGIP).
Ela é Co-Presidente do Conselho Consultivo da Associação Internacional de Engenharia Online e Presidente do Conselho Consultivo Internacional do IGIP. Atualmente é membro não-executivo do Conselho de Administração da Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação dos Programas do Ensino Superior desde dezembro de 2020, e desde a sua reforma em junho de 2021, nas suas atividades de I&D e de supervisão, colabora com a FEUP e é investigadora integrada do LAETA.
Priscila Alexandra Silva Couto
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 1997-2002.
Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2003-2006.
De setembro de 2004 a novembro de 2017 – técnica superior na Direção de Serviços de Suporte à Rede do Ensino Superior, da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
De novembro de 2017 à presente data – Diretora de serviços de Apoio ao Estudante, da DGES.
Piet Van Hove
President of the
European Association for International Education
Piet Van Hove é atualmente Presidente da Associação Europeia de Educação Internacional (www.eaie.org) e Conselheiro Sénior de Políticas para Internacionalização da Universidade de Antuérpia (Bélgica).
Atua na área da internacionalização do ensino superior desde 1995, trabalhando na formulação e execução de políticas na área de mobilidade de estudantes e funcionários, cooperação para o desenvolvimento, serviços para funcionários e estudantes internacionais, projetos educacionais internacionais e redes estratégicas.
Piet tem atuado na liderança de várias associações profissionais e sem fins lucrativos a nível nacional e internacional há muitos anos, incluindo a Área de Conhecimento de Flandres, a Associação de Cooperação Académica (ACA) e a ONG APOPO.
Pensa e apresenta frequentemente diferentes tópicos acerca da internacionalização do ensino superior.
Fernando Galán
PM Arqus Alliance
Fernando Galán é o manager da Arqus European University Alliance e tem mais de 10 anos de experiência a trabalhar em políticas europeias de ensino superior.
Antes de desempenhar estas funções na Arqus Alliance, foi chefe de captação internacional na CRUE - Universidades Españolas, a conferência de reitores espanhóis. Também trabalhou como diretor de políticas e projetos na EURASHE, a Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior que oferece programas de orientação profissional, e como Presidente da Associação de Estudantes Europeus (ESU).
Fernando tem sido membro dos órgãos directivos do Espaço Europeu do Ensino Superior / Processo de Bolonha, e de diversos grupos de trabalho da União Europeia, Conselho da Europa, UNESCO e OCDE, entre outros. Nestas funções, contribuiu para documentos relevantes a nível europeu no domínio do ensino superior.
Eva Egron-Polak
International Advisory Board
Arqus Alliance
Canadiana nascida na República Checa, Eva Egron-Polak estudou no Canadá e em França. Foi Secretária Geral da Associação Internacional de Universidades (Paris, França) de 2002 a 2017. Antes de se tornar Secretária Geral da IAU, ocupou diversos cargos na Universities Canada (Ottawa, Canadá), onde foi International Vice-President..
Foi e continua a atuar como membro de muitos Conselhos e Comités Consultivos Internacionais de organizações como o Observatório Magna Charta, a iniciativa Global Access to Postsecondary Education, o Global Center for Higher Education, StudyPortals, o Instituto Universitário Europeu, a Universidade de Granada e a Aliança Universitária Europeia ARQUS. Foi consultora da OCDE, da Comissão Europeia, da Fundação Qatar, do Banco Mundial e da UNESCO.
Eva Egron-Polak iniciou e foi coautora dos Relatórios da Investigação Global da IAU sobre a Internacionalização do Ensino Superior (2010 e 2014), participou no estudo sobre Internacionalização do Ensino Superior para o Parlamento da União Europeia (2015) e atuou no grupo de redação da Magna Charta Universitatum em 2020.
Realizou ainda revisões do ensino superior em muitos países, incluindo Espanha e Egito e publicou muitos capítulos de livros sobre vários tópicos relacionados com o ensino superior. Ganhou o Palmes Academique do Governo da França e possui um doutoramento Honoris Causa pela Universidade Mykolas Romeris, na Lituânia e pela Universidade McMaster, no Canadá.
Gonçalo Fernandes
Professor da UTAD e ex-coordenador do projeto Universities Portugal
Professor Associado com Agregação em Ciências da Linguagem, Gonçalo Fernandes é Licenciado em Humanidades – via Ensino (Estudos Clássicos) (1993) pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva (1996) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutor em Linguística Portuguesa (2003) e Agregado em Ciências da Linguagem, especialização em Linguística Portuguesa, (2009) pela UTAD. É Investigador Principal do Centro de Estudos em Letras (CEL) e investigador colaborador em redes internacionais sediadas em universidades do Japão, Brasil, Países Baixos, França e Espanha, nas linhas temáticas de Historiografia Linguística Latino-Portuguesa e Linguística Missionária do Padroado Português.
A sua experiência profissional passa ainda pela direção do Departamento de Letras, Artes e Comunicação (2009-2013), de vários cursos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, a Presidência do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências Humanas e Sociais (2013-2017) e a Vice-Reitoria para a Internacionalização da UTAD (14/05/2021-30/09/2022), sendo atualmente o Diretor do Centro de Estudos em Letras (desde 2017).
Pedro David Lopes Filipe
Divisão de Reconhecimento, Cooperação, Mobilidade e Internacionalização da DGES
Licenciado em Animação Socioeducativa pela Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra
Mestre em Educação e Lazer pela Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Coimbra
Pós-Graduado em Psicologia das Relações Interculturais pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Mestre em Administração Pública pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
De março a dezembro de 2017 - Técnico Superior no Departamento de Apoio às Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia
De janeiro de 2018 até à presente data - Técnico Superior da Divisão de Reconhecimento, Mobilidade e Cooperação Internacional da Direção-Geral do Ensino Superior.
Patrícia Pereira
Agência de Avaliação do Ensino Superior (A3Es)
É técnica de Avaliação/Acreditação - Gestora de Procedimento da Agência de Avaliação do Ensino Superior.
Professora Auxiliar Convidada, responsável por unidades curriculares das Licenciaturas em Ciências Forenses e Criminais e Psicologia Criminal, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM).
- Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, pelo Strathclyde Institute of Pharmacy and Biomedical Sciences, University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido.
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
- Pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia intitulado ‘Bioresponsive polymer-growth factor conjugates: nanomedicines for tissue repair’, iMED.UL- Research Institute for Medicines and Pharmaceutical Sciences, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
- Pós-doutoramento no âmbito do projecto EuroNanoMedNet Project, iMed.UL, FFUL.’
- Pós-doutoramento no âmbito da EPRSC Funded Platform Grant entitled “Synthesis and Characterisation of Novel Nanomedicines” - Schools of Pharmacy, Chemistry and Dentistry, Cardiff University.
Inês Espada Vieira
Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humana Portuguesa
Inês Espada Vieira (Lisboa, 1975) é licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Católica Portuguesa (1998), obteve o grau de mestre em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa (2004) e doutorou-se Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (2010).
Leciona na Faculdade de Ciências Humanas desde o ano letivo de 2000/2001. De 2011 a 2016 coordenou a Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas. De 2012 a 2016 foi vogal da Direção da Faculdade.
É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, integrada no grupo de investigação Media Narratives and Cultural Memory. É membro do conselho assessor da revista Artes del Ensayo. Foi a coordenadora executiva da presença de Portugal como país convidado na feira do livro de Espanha, LIBER, em Barcelona, 2002. Tem publicado artigos sobre literatura e cultura portuguesa e espanhola.
É vice-presidente do Centro de Reflexão Cristã, membro da Comissão Executiva da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, e coordena na UCP a Iniciativa de Apoio a Estudantes e Investigadores Refugiados.
Alice Ribeiro
Universidade do Porto
Alice Ribeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês/Alemão e com um Curso de Especialização em Ciências Documentais, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalha na área da inclusão da diversidade e desde 1997 integra o Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade do Porto. Participou como coordenadora em vários projetos, tais como o BAES – Biblioteca Aberta do Ensino Superior, PLACES – Plataforma de Acessibilidade, tendo colaborado, em representação da U.Porto, noutros projetos como o EUNI4ALL Network e EUGLOH.
Coordenou, entre 2011-13, em colaboração com a Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências e Faculdade de Letras e entre 2018-2020, em colaboração com a Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras e o IPL – Instituto Politécnico de Leiria o GTAEDES. – Grupo de trabalho para apoio de estudantes com deficiência no ensino superior.
Foi membro convidado do Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura do Instituto Nacional para a Reabilitação e participou a convite no Grupo de Trabalho para as Necessidades Especiais na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior promovido pela Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (2017).
É humanista e voluntária em A Comunidade( para o desenvolvimento humano) organismo do Movimento Humanista e no Parque de Estudo e Reflexão Minho.
Ricardo Biscaia
Faculdade de Economia do Porto
Ricardo Biscaia é Investigador do CIPES – Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior, Professor Auxiliar Convidado no DEGEIT - Universidade de Aveiro e Professor Adjunto Convidado na ESHT - Instituo Politécnico do Porto.
Doutorou-se em Economia em Janeiro de 2014 pela Faculdade de Economia do Porto com uma tese em Teoria da Localização. Os seus interesses de investigação são nos campos da Economia Industrial, Economia Regional e Urbana e Economia da Educação, sendo esta última com um enfoque no Financiamento do Ensino Superior e na Bibliometria. Alguns dos seus artigos foram publicados em Revistas como a Public Administration Review, Papers in Regional Science, Applied Economics, Higher Education, Studies in Higher Education or Cambridge Journal of Economics.
Rita Oliveira
Comunicação e Marketing da Divisão Internacional da Universidade de Aveiro
Rita Oliveira é a responsável pela Comunicação e Marketing da Divisão Internacional da Universidade de Aveiro. O seu trabalho tem como principais focos a análise de dados, a otimização dos processos, a gestão e manutenção de parcerias estratégicas e a produção de conteúdo para a captação de estudantes internacionais.
Antes de integrar a Divisão Internacional da UA, trabalhou como Especialista de Comunicação Interna, na Thomson Reuters, na Polónia, e Coordenadora de Comunicação, no Corpo Nacional de Escutas, em Portugal.
É licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto, e mestre em Jornalismo, pela Universidade Nova de Lisboa. Fez ainda uma especialização em Marketing Digital, na etic - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação.
Isabel Mouta
International Relations Officer da Universidade de Coimbra
Atua no Gabinete Brasil da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra mais especificamente no âmbito da captação, integração e acompanhamento de Estudantes Internacionais com especial enfoque no Brasil.
Luso-brasileira licenciada em Línguas e Relações Empresariais (Universidade de Aveiro) e mestre em Estudos Chineses (Universidade de Aveiro e ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa).
Cris Yin
International Relations Officer da Universidade de Coimbra
Responsável pelo China Desk da Divisão de Relações Internacionais. Atua na captação e apoio de Estudantes Internacionais com especial enfoque na China.
Chinesa licenciada em Língua e Cultura Portuguesa em Beijing International Studies University e mestre em Jornalismo e Comunicação, MBA em Marketing na Universidade de Coimbra.
Dulce Santos
Gabinete de Responsabilidade Social da Universidade da Beira Interior
Licenciada em Filosofia na Universidade da Beira Interior, foi, de 2008 a 2010, técnica superior na Divisão de Recursos Humanos (UBI).
De 2011 a 2014 desempenhou as funções de técnica superior no Gabinete de Qualidade (UBI), de 2015 a 2017 como técnica superior no Gabinete dos Alumni (UBI) e de 2018 a 2020 como técnica superior na Vice-Reitoria para a área Financeira e Responsabilidade Social (UBI).
De 2021 até à presente data asume a função de técnica superior no Gabinete de Responsabilidade Social (UBI) e é responsável pela gestão do voluntariado UBI e pela gestão do programa "Ser Solidário", um mecanismo de apoio a estudantes carenciados nacionais e internacionais.
Lúcia Gonçalves
Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UTAD
Lúcia Fernandes Gonçalves: Técnica Superior da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 1998 foi responsável pela elaboração de propostas de programas de pesquisa nacionais e internacionais. A par do trabalho desenvolvido no domínio da investigação, foi responsável pela gestão do Programa Leonardo Da Vinci, LLP-Erasmus (incoming), Tempus, Fulbright, bem como dos programas de cooperação com os países de língua portuguesa (ALFA e ALBAN ).
A trabalhar no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UTAD, desde 2010, desenvolve todos os projetos gerais e técnicos de Mobilidade e Cooperação (Erasmus+, Programa Internacional de Graduação, Ciência Sem Fronteiras, Erasmus-Mundus, Marie Curie, IACOBUS, etc.), e supervisiona o apoio técnico para professores e mobilidade estudantil. Além disso, é responsável pela execução e coordenação de eventos, bem como pela produção de informações institucionais sobre cooperação internacional.
Otília Macedo Reis
Comissão Fulbright
Otília Macedo Reis é licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e detém uma pós-graduação em Cooperação Internacional e Desenvolvimento (ISEG) e um Diploma de Estudos Avançados em Políticas Públicas (ISCTE-IUL).
A sua carreira foi sempre desenvolvida em ambiente internacional, tendo trabalhado na Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola, numa Sociedade de Advogados internacional e, desde 2001, na Comissão Fulbright – Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e Portugal, onde desempenhou diversas funções e é, desde 2007, Diretora Executiva.
Heli Harrikari
ECIU
Dr. Heli Harrikari ocupa o cargo de Líder Estratégico na Universidade ECIU.
Possui uma vasta experiência em inovação estratégica em universidades.
Anteriormente, trabalhou como diretora de aprendizagem contínua na Tampere University, na Finlândia, e como vice-presidente e reitora na Tampere University of Technology.
Na indústria, trabalhou como investigadora na área da tecnologia da fala e da linguagem.
Miguel Azenha
Professor UMinho
Miguel Azenha é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Obteve o grau de Doutor em Engenharia Civil em 2009 na Universidade do Porto, Portugal, com um trabalho envolvendo uma estadia/ co- orientador na Universidade de Tóquio, Japão.
Os seus interesses de investigação incluem: 1) estudo numérico e experimental do betão nas primeiras idades relativamente a fenómenos tais como acoplamentos termo-higro-mecânicos, evolução das propriedades do betão durante a hidratação, fluência e retração; 2) utilização de processos digitais na construção, nomeadamente Modelação de Informação de Construção.
É o Director do Curso Master ERASMUS + em Modelação de Informação de Construção, Coordenador Adjunto do projeto ‘SUBLime-Sustainable Building Lime Applications Via Circular Economy and Biomimetic Approaches’ (Marie Skłodowska- Curie Action European Training network-Innovative Training Network).
É o actual Presidente da RILEM TC 287-CCS "Early age and long-term crack width analysis in RC Structures", antigo Vice-Presidente da RILEM TC 254 - CMS "Thermal cracking of massive concrete structures" e antigo Presidente da COST Action TU1404 "Towards the next generation of standards for service life of cement - based materials and structures". Membro do Conselho Editorial do Journal of Advanced Concrete Technology.
Michael Baum
Membro do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
Professor na Universidade Católica Portuguesa e Coordenador do Global Education Office (GEO) da sua Faculdade de Ciências Humanas (FCH), Michael Baum trabalha em educação internacional há mais de 20 anos. Tem desenvolvido inúmeros programas de estudo no estrangeiro para estudantes norte-americanos que chegam a Portugal, incluindo a Rede Study in Portugal da FLAD (SiPN), que já recrutou mais de 1200 alunos e docentes para Portugal. Antes disso desenvolveu e geriu programas de consórcios de estudos no exterior para a Universidade de Massachusetts, onde esteve cerca 20 anos a lecionar como professor titular e chefe de departamento na UMass-Dartmouth.
Os seus interesses de investigação centram-se na política do sul da Europa, participação política e comportamento eleitoral, cotas de gênero, estudos de democratização e economia política regional. Duas vezes bolseiro da Fulbright em Portugal, Baum também foi convidado pelo Departamento de Estado dos EUA para informar os Embaixadores dos EUA em Portugal sobre vários aspectos da sociedade e política portuguesas.
Ana Paula Alves
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Professora de educação especial desde 1987, Mestre em Supervisão, Doutorada em Estudos da Criança, Coordenadora do Grupo de trabalho Inclusão da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
Exerce funções de Inclusion Officer em articulação com o Working Group da Comissão Europeia. Professora convidada no Mestrado Em Educação Especial da Universidade Fernando Pessoa.
Luís Moura
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
Luis Moura tem 50 anos e mais de 25 anos de experiência profissional no então ICEP e atual AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em vários mercados e em Portugal. Começou por ser membro das equipas da AICEP em Bruxelas e Londres e foi, posteriormente, nomeado Delegado da AICEP no Canadá, Estados Unidos, Angola e Espanha. Desde Setembro de 2022 e após terminar mais um ciclo de 10 anos no exterior, regressou à Sede da AICEP onde desenvolve atividade no apoio à Rede Internacional.
Academicamente e uma vez concluída Licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, concluiu um Mestrado em Economia na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e um segundo Mestrado em Economia Europeia no Colégio da Europa em Bruges (Bélgica). Hoje está inscrito no programa de Doutoramento em Gestão Internacional no ISEG em Lisboa.