Oradores

Margarida Fardilha

Margarida Fardilha é Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Ciências Médicas (DCM) e coordenadora do Laboratório de Transdução de Sinais do Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (UA).

É também membro da Equipa de Apoio à Inovação Curricular Pedagógica da UA e da Comissão de Inovação Pedagógica e Qualidade do DCM.

Foi diretora da Licenciatura em Ciências Biomédicas (2012 a 2018).

Giedrė Šadeikaitė

Giedrė Šadeikaitė é Diretora do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Tecnologia de Kaunas (KTU) e membro do Grupo de Trabalho Permanente sobre Relações Internacionais da Conferência de Reitores da Universidade da Lituânia. Na ECIU University, Dr. Giedrė Šadeikaitė lidera o Work Package que cuida da disseminação e sustentabilidade.

Especialista em gestão internacional nas áreas relacionadas à internacionalização da educação, capacitação, cooperação internacional e desenvolvimento sustentável, bem como em como possibilitar sinergias entre essas áreas, Giedrė Šadeikaitė facilita sempre o ambiente multicultural e interdisciplinar das instituições, já que esta melhora a cooperação.

Giedre completou dois mestrados e é doutorada em Desenvolvimento Local e Inovação Territorial, pela Universidade de Alicante. É apaixonada por viagens, fotografia e sustentabilidade.

Guido Van Huylenbroeck

Guido Van Huylenbroeck é Professor Catedrático de Economia Ambiental Rural e Agrícola da Universidade de Ghent, na Bélgica.

Fundou o mestrado internacional Erasmus Mundus em Desenvolvimento Rural, um curso organizado conjuntamente por 6 universidades da União Europeia e 8 outras universidades internacionais.

Durante 7 anos, foi o diretor da Faculdade de Engenharia de Biociências da Universidade de Ghent e é, desde outubro de 2015, Diretor de Internacionalização da mesma universidade, sendo responsável pela política de divulgação internacional da instituição, a cooperação com o Sul Global, o desenvolvimento da European University Alliance ENLIGHT e o Campus Global da Universidade de Ghent, Incheon, Coreia do Sul.

Gustavo Alva-Rosa

Gustavo Alva-Rosa é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada e pós-graduado em Migrações e Minorias Étnicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Está na Agência Nacional ERASMUS+ desde 2000, na equipa técnica que gere os projetos de mobilidade e cooperação transnacional financiados pelos Programas da União Europeia para a Educação e Formação (Sócrates; Leonardo da Vinci; Programa Aprendizagem ao Longo da Vida; ERASMUS+).

Trabalhou com os setores do Ensino Profissional, Ensino Escolar e Educação de Adultos, mas está ligado ao Ensino Superior desde 2007, equipa da qual assumiu a chefia já em 2021.

Jakub Tesar

Jakub Tesař lidera o Departamento de Ensino Superior da DZS - Agência Nacional da República Checa para Educação e Pesquisa Internacional, desde 2018.

A sua unidade apoia a internacionalização do ensino superior checo através do programa Erasmus +, programas de bolsas governamentais e intergovernamentais, a iniciativa Study in the Czech Republic, Programa de Alumni da República Checa e o projeto de Monitoramento da Internacionalização do Ensino Superior checo (MICHE).

Jakub é co-autor da Estratégia de Internacionalização do Ensino Superior para 2021+ do Ministério. Desde novembro de 2021 é membro do Conselho de Administração da Associação de Cooperação Académica (ACA).

Jordi Marín i Badenes

Jordi Marín Badenes é conselheiro educacional na Agência Pública Nacional de Espanha (SEPIE), onde é trabalha pela internacionalização do Ensino Superior, com foco na Europa, América do Norte.

Jordi é altamente experiente nas áreas de ensino de línguas estrangeiras, estudo no exterior, intercâmbio, recrutamento de estudantes internacionais e desenvolvimento de parcerias.

Os seus interesses profissionais incluem estratégias de diversificação e a promoção dos valores da União Europeia e do programa Erasmus+, através da educação internacional.

Com mais de 20 anos de experiência em educação, especialista e avaliador Erasmus+ e com formação superior em universidades de dois países, Jordi, acredita num futuro de cooperação com instituições de ensino superior.

Kathleen O'Connor

Kathleen O'Connor é vice-presidente de Relações Internacionais da University of Lille, França, onde atuou anteriormente como vice-presidente adjunta de Relações Internacionais de 2018-2021.

Desde 2017, ela também atuou como Coordenadora de Desenvolvimento Internacional para o I-SITE Université Lille Nord-Europe, uma fundação universitária criada para gerir um selo nacional de excelência envolvendo a Universidade de Lille, várias escolas especializadas, organizações de pesquisa nacional e organizações e autoridades governamentais locais.

É ainda membro do laboratório misto de pesquisa do CNRS Savoirs, Textes, Langage.

Ana Balula

Ana Balula é mestre e doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (UA) e Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da UA.

Atualmente, é membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e do Laboratório de Conteúdos Digitais da UA e integra a Equipa de Apoio para a Inovação Curricular e Pedagógica da UA.

Os seus interesses de investigação centram-se nos processos de ensino/aprendizagem/avaliação mediados por tecnologia digital.

Nuno Lopes

Gestão + Engenharia = Marketing Digital. Foi esta receita que fez crescer a paixão pelo Marketing, trabalhada desde a base, com a execução de campanhas de performance à criação de produtos e estratégias digitais para clientes.

Há 10 anos na Adclick, passando por todas as suas componentes e serviços, está atualmente na equipa de Marketing & Vendas, responsável por mais de 1 Milhão de Euros de receita anual.

Profissionalmente muito realizado, adora um dia-à-dia com muito ritmo e muito, muito desporto. Viagens, comida e bebida fecham o scope das principais preocupações para estar constantemente bem disposto e feliz, rodeado por muitas e boas pessoas.

Paulo Jorge Ferreira

Paulo Jorge Ferreira é Reitor da Universidade de Aveiro, Vice-Presidente e Coordenador da Comissão Especializada de Internacionalização do CRUP - Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Professor Catedrático no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, departamento do qual foi diretor entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018.

Para além da experiência como professor e investigador da UA, Paulo Jorge Ferreira tem experiência em cargos de direção e gestão departamental, de direção de curso, em comissões científicas, em comissões de avaliação, no Conselho Geral da UA, no Conselho Coordenador de Avaliação de Desempenho da UA, no Conselho da Escola Doutoral da UA e na direção de programas doutorais em consórcio nacional e internacional.